sexta-feira, maio 19, 2006

CENTRO KOMERCIAL KINAXIXI

Lhi ricibi ku essa mukanda na néte. Sim senhôr. O mwadie tá kom a razão du ladu dele.
Através disso lhi meti aki pra partilhá ou kiê lá essa palavra ke xtá batê!

«Esta para mim é mais uma estupidificante aberração de espírito destes tipos. Não sei como é que querem ter empreendimentos do primeiro mundo, coisas da mais alta tecnologia quando não conseguem resolver problemas da idade média como o saneamento básico.
Estou já a ver o filme. À noite, o shopping todo iluminado e os prédios ao redor às escuras e fedorentos, com mosquitos a adentrarem pela boca e nariz dos moradores e visitantes. De dia, os transeuntes feito um enxame de moscas a volta do shopping e as varandas dos cubicos com os estendais prenhes de lençois encardidos e esburacados. As zungueiras a venderem sacos de plásticos, biquinis, sandes de atum, choriçadas, ovos cozidos com jindungo, pão com quiteta e os miúdos de rua a lavarem os carros no parque de estacionamento do shopping Kinaxixi. As lojas do shopping sem telefones para poderem mandar faxes e ou emails aos seus fornecedores no estrangeiros e não só. As casas de banho do shopping sem água, etc, etc.
Amigos, precisamos de shoppings, sim senhor. Mas, antes porém, necessitamos de ter água canalizada sempre, luz todos dias, e comunicações. Precisamos de ter estradas asfaltadas ao invés de esburacadas, para permitir uma maior fluidez de trafego rodoviário, de modo a que os camiões com bens para o shopping não fiquem encravados nos chamados engarrafamentos rotineiros desta cidade.
Ouvi vários comentários sobre a construção deste shopping Kinaxixi, sobre os milhões de dólares que vão ser gastos. E concluí: Nós somos vaidosos. A nossa banga. É a banga fukula. A banga do jacaré. Anda de fato, mas traja roupa interior furada. Anda de mercedes, mas dorme no luando.
Qual é a importância que terá este shopping para aquele angolano, sem escola, sem hospital, sem luz eléctrica, sem água corrente, que vive no Dirico, Lumbala Nguimbo, Hanha, Micosse, Samboto, etc?
Yá amigos. Mandem lixo. Num põe dica num sai dica a vida é um jogo um quebra ovos.
Pala ku dinanza»

5 Comments:

Blogger Kafé Roceiro said...

Pô, cara!
Fiquei chocado com esse texto. As pessoas de Angola e muitos outros países estão passando fome, sem água, sem saneamento básico, sem escola, aliás isso é o mínimo que um governo pode dar aos seus cidadãos. Quanto ao Shopping, ele não é uma afronta, pois ele não é poder público. Ele está chocando por ter luxo. Mas quem deveria suprir as necessidades básicas do cidadão é o governo federal, estadual e municipal. O Povo angolense tem que se unir pra conseguir uma assistência mínima do governo. Isso é triste!
Abraços solidários,
Kafé.

24 maio, 2006 14:15  
Blogger xatoo said...

uma Catedral do consumismo destina-se a provocar a inveja dos que não têm condições para consumir - que desta forma, são induzidos a aceitar colaborar com todos aqueles que vivem e se alimentam dos que consumem coisas supérfluas
,,,uma espiral de desejos, que não será possivel para sempre, como muito bem verão um dia, quando acordarem,,,

Mankakas, tens aí uma foto do shopping?, manda aí prá gente gozar com o assunto

31 maio, 2006 14:16  
Blogger Mankakoso said...

Xatoo! Mô Kompanheiro!
Infelizmente éssa prukaria ainda não xtá konstruída tázaver? Yá! Já meteram todos os vendedores do antigo mercado do Kinaxixi na rua, lhes dezempregaram lá!
Mas ainda não karrankaram kom tala obra. Mas us gaju não xtão paradus. Nada!!!! Andam agora konstruire uma xóping dessas em Belas ou kiê! Lá numa bairru ke só tem as cazas dos mwadiês bem balados!
Tagradeço lá a vizita!
Fui!

31 maio, 2006 22:04  
Blogger Mankakoso said...

Manu Kafué!
Não tazavere bem a realidade da noça país, pá! São emsmu us gaju du guvérno ke xtão também lukrare kom tala xoping! Yá, tou tu falá vredade!
U povu vai andare fikare fora a pidi jimóla e a guardá us karru dos gaju ke vão lá faz~ere kompras!
E ainda levam uns pontapés no ku si tão xateare muintu!
Bazei, mô kamba!

31 maio, 2006 22:07  
Anonymous Anónimo said...

E eu a pensar que Angola estava "do best". :/

05 junho, 2006 08:48  

Enviar um comentário

<< Home

Hit Counter
Free Web Counter